English
Rabeca.org
Fabião das Queimadas - Biografia

Fabião das Queimadas


Biografia (1848-1928)

Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha

1848 Santa Cruz, RN
1928 Santa Cruz, RN

Poeta. Tocador de rabeca. Cantador. Instrumentista.

Foi escravo, mas conseguiu comprar a alforria. Comprou também a alforria da mãe e de uma sobrinha com quem se casou.

Nasceu escravo da Fazenda do Coronel Zé Fereira. Começou a cantar por volta dos 10 anos, durante os trabalhos na roça. Era tocador de rabeca. Adquiriu seu instrumento aos 15 anos, com dinheiro do trabalho na roça. Começou a cantar na região, com a permissão e o incentivo de seu dono. Cantando nas casas\ de ricos, conseguiu comprar sua alforria. Analfabeto, compôs o "Romance do boi da mão de pau", com 48 estrofes. Foi registrado por Luís da Câmara Cascudo em seu livro "Vaqueiros e cantadores". Em 1999, por ocasião dos 400 anos da cidade de Natal, teve seu "Romance do boi da mão de pau" recriado por Ariano Suassuna e por Antônio Nóbrega e pela primeira vez gravado no CD "Nação potiguar". Suas composições apresentam traços dos romances herdados da idade média. Em 2006, foi apresentado programa especial sobre sua vida e sua obra, na TV Futura.

Obra:

* Morte do boi da mão de pau (c/ Ariano Suassuna e Antônio Nóbrega)

* Romance do boi da mão de pau

Fonte:

Mais informações:

http://www.dicionariompb.com.br/fabiao-das-queimadas

Indice = 129

Deixar Comentário



3 Comentários

12 novembro, 2017 às 3:39h
Cleiton Soares disse:

Justamente, o que Osvagrio Ferreira disse é a mais pura verdade. Se queremos prezar pela veracidade, precisamos pesquisar melhor antes de publicar qualquer artigo numa rede social.

 

4 novembro, 2016 às 17:42h
osvagrio ferreira de oliveira disse:

Só pra esclarecer. Fabião das queimadas não nasceu, nem morreu em santa cruz; ele nasceu na Fazenda queimadas no município de Lagoa de Velhos distante 95 Km de Santa cruz e faleceu no sítio riacho fundo, no município de Barcelona.

 

27 novembro, 2012 às 15:58h
sabrina disse:

so acho que deveria ter a data do seu casamento nome dos seus pais,nome da sua noiva,o dia em que seus pais morreram o dia em que se casou mais de seus sucessos essas coisas + ta bom pelo - e pequena!