English
Rabeca.org
Gentil do Orocongo - Morre Gentil do Orocongo

Gentil do Orocongo


Morre Gentil do Orocongo (2009)

Morre aos 64 anos Gentil do Orocongo devido complicações por causa da Diabete. Gentil passou um periodo internado, recebeu alta e foi para casa onde veio a falecer.Sua morte na noite passada deixa o mundo da musica mais triste, Gentil ficou conhecido pelo instrumento que ele proprio criou, o orocongo. Seu corpo esta sendo velado na comunidade onde morava Monte Serrat, amigos, fãs e conhecidos se despedem dele na igrejinha de NOSSA SENHORA DO MONT SERRAT, imediações do COPA LORD, o enterro é às cinco da tarde, no cemitério do Itacorubi.

ABAIXO UM POUCO DE SUA BIOGRAFIA UMA RESPEITOSA HOMENAGEM DA CUFA SANTA CATARINA !!!!

"Gentil do Orocongo"

Natural de Siderópolis, zona mineira do Sul do Estado, Gentil veio ainda criança para Florianópolis, onde se instalou com a família na comunidade de Mont Serrat. Na Capital, ele dedicou-se à pesca e apaixonou-se pelo som que vinha da casa vizinha, onde morava Raimundo, filho de um cabo-verdiano (do arquipélago africano de língua portuguesa). Era o orocongo. Gentil, que nunca estudou música, aprendeu com Raimundo a tocar de ouvido e a fazer o próprio instrumento. Recentemente, fabricou um orocongo a partir do repenique a pedido da escola de samba Copa Lord.
Na década de 80, Gentil foi "descoberto" por Alan Cardoso, irmão do artista plástico Max Moura, que participava do grupo Pandorga, de Valdir Agostinho. O som plangente do instrumento abre a faixa-título do disco "Vou Botar Meu Boi na Rua", do grupo Engenho. O redescobrimento e o convite para participar do encontro em São Paulo veio com o professor e pesquisador Paulo Dias. Em Florianópolis, Dias gravou cenas de Gentil tocando orocongo para um projeto do CD-ROM "Vozes do Brasil", da editora Ática. O público catarinense vai teve a oportunidade de ver Gentil do Orocongo na programação inaugural do Espaço Cultural Embratel, no tributo a Cruz e Sousa.

Fonte:

Mais informações:

http://cufaflorianopolis.blogspot.com/2009/11/morre-gentil-do-orocongo.html

Indice = 205

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios