English
Rabeca.org
Seu Alcides, Zé Coco e outros - Desbravando o Norte Mineiro


Seu Alcides, Zé Coco e outros

Desbravando o Norte Mineiro (2003)

Chegamos a Montes Claros às 17:00h e fomos a procura de um hotel para passar a noite. No dia seguinte (19/01, domingo), fomos até o bairro Malhada dos Santos Reis à procura de Seu Alcides, onde encontramos e compramos uma rabeca, fabricada pelo prórprio Alcides em 1975. Ali encontramos também o Seu Otacílio, que nos levou até a casa de seu vizinho, dono uma rabeca com tarraxa, que pertencia ao sogro Joaquim José Lopes. Compramos mais essa.
Fomos também ao bairro Eldorado, onde conhecemos o Seu João Teodoro (folião), que nos informou de duas violas feitas em Ermidinha. Ficamos conhecendo o Seu Raimundo, que se diz fabricante de viola modelo "Zé Coco" (pedia 800,00, mas num valia 100,00).

No mesmo dia ficamos conhecendo a Dona Luíza Rodrigues, filha do Zé Coco do Riachão - falecido fabricante de violas e rabecas e excelente tocador, foi considerado o "Beethoven do Sertão", por um jornal da Alemanha. Dona Luíza nos mostrou os instrumentos que seu pai tocava e tocou na sanfona que também pertenceu a ele. Contou um pouco da história e da trajetória do Zé Coco do Riachão.

Fonte:

Mais informações:

http://revistaviolacaipira.com.br/link33-05.htm

Indice = 300

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios