English
Rabeca.org
Travadinha - Feiticeira de Côr Morena / Flor Formosa

Travadinha


Foto: Capa do LP: Feiticeira de Côr Morena

Feiticeira de Côr Morena / Flor Formosa (1986)

Gravação: Lado B, faixa 4: Flor Formosa

Gravado em Lisboa em Novembro de 1986, este é o último registo em vida de um nome grande da música Caboverdiana e uma das designadas raridades em vinil. Nunca editado no formato CD "Feiticeira de Cor Morena" é um belissimo disco que teve a participação da Ana Firmino (voz), Armando Tito (violas, cavaquinho, baixo, chocalho, reco-reco, voz), Ildo Ramos (violão) e Micau (bongós, reco-reco, chocalho).

Capa com foto de João Freire com o autor junto de uma escultura de João Cutileiro.

Sobre o autor (que viria a falecer poucos meses depois deste lançamento) há ainda um excelente texto na contracapa que passamos a transcrever parte dele:

"TRAVADINHA, de seu nome de registo António Vicente Lopes, tocador de rabeca, é um dos artistas mais consagrados na música de Cabo Verde. Nascido na ilha de Santo Antão, berço também de outros bons violinistas, de criança teve como brinquedos os instrumentos musicais que encontrava em casa, onde desde o pai ao irmão mais novo-e eram sete- todos tocavam. Ele porém foi o único da familia que se dedicou à rabeca e aos nove anos já tocava em festas e bailes.

Jovem ainda mudou-se para a ilha vizinha de S.Vicente, mais cosmopolita, onde se fixou e vive até hoje. Embora alguns amigos e até músicos de fama, como Luís de Morais e Manuel Novas, sempre lhe tenham reconhecido o talento, foi só a partir de 1981, depois de uma pequena "tournée" em Portugal, que o seu nome se popularizou e hoje pode-se dizer que Travadinha é já uma legenda e uma referência obrigatória. As interpretações que faz dos temas populares, sendo profundamente enraizados na tradição, têm um cunho pessoalíssimo de onde se destaca uma continua reinvenção da linha melódica e um grande poder de improvisação, que são notáveis, ainda mais se considerarmos que para Travadinha a música é apenas passatempo, pois não existe a profissão de músico no meio social que é o seu..."

Edição original da Associação de Amizade Portugal- Cabo Verde (AAPCV) e Associação Caboverdiana (ACV)/ Dargil. Registo muito raro, usado e em excelente estado. Disco/ Capa (EX/ EX).

Fonte

FAIXAS Lado A: 1- Sarapilheira (coladera). 2- Papá Juquim Paris. (morna). 3- Toi (mazurca). 4- 27 de Setembro (morna). 5- Ó Bernardo (coladera).

Lado B: 1- Futecêra d' Cor Morena (morna). 2- Stancha (coladera). 3- Nimundo (tradicional). 4- Flor Formosa (samba).

Fonte:

Mais informações:

http://globedia.com/travadinha-feiticeira-cor-morena-cabo-verde-1986-128k

Indice = 354

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios