English
Rabeca.org
Eduardo Okamoto - Eldorado

Eduardo Okamoto


Foto: Fernando Stankuns

Eldorado (2009)

Acompanhado por uma “Menina”, um cego busca encontrar o que nenhum homem pôde jamais: Eldorado. Toda estória se resume nisto: era uma vez um homem que procura. Nos tempos e lugares da viagem, haja espaço para humanidades – travessia

“Eldorado” encena a história que usualmente se desconta: descartada à primeira vista. O espetáculo nasce da observação da realidade, da interação com construtores e tocadores de rabeca, instrumento de arco e cordas, parecido com o violino, presente em muitas manifestações da cultura popular do Brasil. Desta maneira, procurou-se exercitar o olhar, encontrando no cotidiano os pequenos acontecimentos poéticos. Entre as margens da estória e da história, “Eldorado” procura recriar realidades. Assim, possamos recriar a nós mesmos.

Em pesquisas de campo nas cidades de Iguape e Cananéia (litoral sul de São Paulo), o ator Eduardo Okamoto visitou rabequeiros, recolhendo causos, músicas, ações, gestos, vozes. Assim, codificou um repertório atoral que serviu de base à criação dramatúrgica. O premiado dramaturgo argentino Santiago Serrano partiu destes materiais primeiros para criar um texto inédito. No fim da jornada, o diretor Marcelo Lazzaratto (da Companhia Elevador de Teatro Panorâmico) orquestrou estas criações de ator e autor.

“Eldorado” fala destes territórios de viagem. Ali, onde o viajante é atravessado enquanto atravessa geografias. Ali, onde todo homem é único e igual a todos os demais.

Por sua atuação em “Eldorado”, Eduardo Okamoto foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator 2009.

Ficha Técnica

Concepção, pesquisa e atuação
Eduardo Okamoto

Dramaturgia
Santiago Serrano

Direção e Iluminação
Marcelo Lazzaratto

Figurino
Verônica Fabrini

Preparação em rabeca e Trilha Sonora Original
Luiz Henrique Fiaminghi

Fotografia
Fernando Stankuns

Orientação
Suzi Frankl Sperber

Produção
Daniele Sampaio

Duração
60 min.

Fonte:

Mais informações:

http://www.eduardookamoto.com

Indice = 379

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios