English
Rabeca.org
Mestre Zito - Bragança perde Mestre Zito da Rabeca


Mestre Zito


Foto: Nei Barbosa

Bragança perde Mestre Zito da Rabeca (2012)

Faleceu no início da madrugada de domingo(15) no Hospital Santo Antonio, em Bragança, Benedito Coutinho da Silva, “o Mestre Zito” aos 76 anos. Há 30 anos tocava rabeca na Irmandade de São Benedito.

O historiador Dário Benedito em seu Blog destaca que Benedito Coutinho da Silva, ou simplesmente Zito, era o principal rabequeiro do Regional da Marujada de São Benedito de Bragança. Nasceu em 25 de dezembro de 1936, em Augusto Corrêa (quando ainda era Urumajó), filho do casal Leopoldo Magno da Silva e Maria Isabel da Silva. Seu pai era agricultor e tocador de violino. Cursou até o terceiro ano primário adiantado. Trabalhou na roça, foi pescador e vigilante no Mercado de Aturiaí (distrito de Augusto Corrêa). Seu apelido foi dado devido a sua estatura pequena, como ele mesmo contava, ao lembrar de como as pessoas o chamavam de “zitito”. Casou-se com Maria Izabel Coutinho da Silva e teve nove filhos. O toque de Zito era inconfundível e cheio de suas impressões pessoais, com graça e elegância, com seriedade e com o jeito bragantino de empunhar o violino, com uma afinação característica que aprendeu sozinho, seguindo os conselhos de seu pai Leopoldo.

O corpo do Mestre Zito foi enterrado na manhã desta segunda-feira em Bragança no cemitério Santa Rosa de Lima.

Fonte:

Mais informações:

http://www.fundacaoeducadora.com.br/fec/index.php?option=com_content&view=article&id=2415:braganca-perde-mestre-zito-da-rabeca-&catid=48:geral&Itemid=90

Indice = 480

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios