English
Rabeca.org
Alexandre da Silva Marinho - Oficina de Luteria

Alexandre da Silva Marinho


Foto: Alexandre Marinho e sua 'violata', na Fundição Escola de Artes e Ofícios. Foto: Cris Isidoro/ Diadorim Ideias

Oficina de Luteria (2013)

A Oficina de Luteria foi criada pela Fundição Escola de Artes e Ofícios em 2002, com a chancela da UNESCO, para formar reparadores de instrumento de corda, dentro de um programa de capacitação de mão-de-obra e geração de renda. As vagas foram ocupadas a partir de um processo de seleção, com provas de geometria, matemática e raciocínio lógico.

Com duas turmas formadas, a Fundição reestruturou o projeto. Deu oportunidade de trabalho aos quatro melhores alunos que concluíam o curso, criou o selo Rio das Ostras para instrumentos musicais e passou a construí-los artesanalmente sob encomenda. Instalada no prédio da Fundição de Artes e Ofícios, a Luteria faz reparos, confecciona instrumentos de corda, troféus para concursos musicais e expõe suas peças nos principais eventos de Rio das Ostras.

A vedete da Luteria é a “violata” – instrumento de lata que combina a rabeca com o violino. Ela é uma invenção do lutier riostrense Alexandre da Silva Marinho, instrutor da Fundição Escola. “Minha primeira violata passou duas semanas dentro do carro e continuou afinadíssima, diferente dos instrumentos feitos com madeira, que estragam com 30 minutos de exposição ao sol”, propagandeia o autor do instrumento. A ideia surgiu em 2009, quando Alexandre pensava uma peça contemporânea para a uma exposição do Projeto Ecos, promovido pela Fundição Escola com temática ambiental e produtos reciclados. Desde criança envolvido com música, Alexandre viu na televisão uma rabeca feita de bambu e resolveu adaptar a ideia utilizando latas de aguarrás.
Serviço

Endereço: Rua Beija Flor, s/nº esquina com a Rua Almirante Heleno Nunes 300, Colinas, Rio das Ostras

Telefone: (22) 2760-5361

Horário de Funcionamento: Seg e ter, das 8h30 às 17h.

Fonte:

Mais informações:

http://mapadecultura.rj.gov.br/rio-das-ostras/oficina-de-luteria/#prettyPhoto

Indice = 548

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios