English
Rabeca.org
Renata Rosa - Biografia

Renata Rosa


Biografia (2011)

Renata Rosa com sua voz sinuosa e cristalina, um apurado sentido de interpretação e primor cênico vem se tornando uma das artista de maior reconhecimento em toda Europa... Cantora por excelência, adota a rabeca como eixo de sua obra e vai além dos limites geográficos brasileiros atingindo a ancestralidade ibérica e a universalidade da sua obra... Depois de conquistar respeito ao plantar sua semente com o disco de estréia Zunido da Mata, premiado internacionalmente (CHOC DE L’ANNÉE 2004 — prêmio máximo da crítica francesa, dado pelo Le Monde de la Musique, além dos prêmios COUP DE COUER, BRAVO! 5 ÉTOILES), de lançar a obra do rabequeiro Luiz Paixão, protagonizar A Pedra do Reino, de Luiz Fernando Carvalho (TV Globo), entre outros feitos, a artista chega amadurecida com um novo fruto, o CD Manto dos Sonhos (produzido por Antonio Pinto) , com o qual acaba de receber o PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA 2009 – MELHOR CANTORA REGIONAL ... Seu trabalho é caracterizado pelo cruzamento de elementos do coco, do cavalo-marinho, da ciranda, dos xangôs, de ritmos indígenas, da música moura e ibérica não necessariamente “modernizados” ou tornados “mais eruditos”, mas desenvolvidos e desdobrados a partir de suas próprias estruturas essenciais... Desde 2003, Renata Rosa já se apresentou em mais de 180 cenas na Europa, de Festivais de Música do Mundo à importantes cenas de Jazz, com destaque para os Festivais Ile de France, o Auditório da Radio Nacional de Bruxelas, Theatre des Bouffes du Nord, Theatre de la Ville de Paris e os Festivais Jazz a Nancy e Jazz Sur les Pommiers... No âmbito nacional foi selecionada pelo Programa Rumos Música, do Itaú Cultural 2004, produziu o cd Pimenta com Pitú de um dos maiores expoentes da rabeca nordestina e seu mestre no instrumento - Seu Luiz Paixão e está atualmente em lançamento do seu segundo cd, Manto dos Sonhos pelo Brasil e Europa... Renata desenvolve um primoroso trabalho de canto e polifonias vocais caboclas, juntamente com músicos de Recife Hugo Linns, Lucas dos Prazeres, Ana Araújo e Pepe, seus parceiros de criação. Há dez anos, sob um intenso trabalho de criação e preparação vocal, cada músico transformou-se também em cantor, constituindo, sob a direção de Renata Rosa, um dos mais aclamados trabalhos de polifonia vocal... Renata também é idealizadora do Projeto Le Cor de la Rosa (Criação com o Grupo Marselhes de Polifonia vocal Lo cor de la Plana), no qual assina a direção musical juntamente com Manu Théron, pelo Ano da França no Brasil... A rabeca, instrumento que aprendeu a tocar nas noites de Cavalo-marinho, um teatro de rua como a Commédia dell’arte, originalmente de Pernambuco, com mais de 80 personagens, máscara, dança e poesia, nas mãos de Renata também dialoga com os violinos de Ricardo Herz e Didier Lockwood, com o Kamanche oriental e gadulka do leste europeu... A música tradicional do leste europeu, do norte da África e da Península Ibérica, assim como a música clássica são grandes influências da artista, que dialogam com a sua imersão no universo da música tradicional pernambucana e alagoana... Além dos Prêmios da Música Brasileira 2009 e o Choc de l' Année 2004 (Le Monde de la Musique), merecem destaques os selos de premiação da crítica especializada:.. BRAVO! - Da Trad Magazine (França/2004) - Zunido da Mata.. Telerama ffff – Da Telerama (França/2004) - Zunido da Mata.. 5 estrelas ***** - Da Mondomix (França/2004) - Zunido da Mata.. Telerama ffff – Da Telerama (França/2005) – Pimenta com Pitú (produção musical).. 5 estrelas ***** - Da Mondomix (França/2005) - Pimenta com Pitu (produção musical).

French version:

Renata Rosa est devenue l’une des artistes-phare d’Outro Brasil. Représentative du travail de confiance qui caractérise l’agence, Renata Rosa a développé un travail scénique et artistique qui lui a permis une reconnaissance à travers toute l’Europe. Si Renata Rosa est née à São Paulo, l’état du Pernambouc est devenu l’une de ses principales sources d’inspiration. Dès son adolescence, elle fréquente les villages de l’embouchure du fleuve São Francisco où elle apprend à chanter le samba de coco, un chant d’appel et de réponse et le toré, un type de polyphonie inspirée des Indiens. Plus tard, elle s’initie au maracatú rural, l’une des traditions du carnaval du Pernambouc et au cavalo-marinho où elle devient l’une des rares femmes à jouer de la rabeca, un violon rural. Renata Rosa a fait de sa voix un véritable instrument qu’elle développe au contact des traditions du monde entier. Le Nordeste et son fabuleux folklore sont un prétexte à une invention musicale moderne où le travail de la voix trouve une place de choix. La voix est bien sûr l’instrument privilégié de Renata Rosa qui se passionne pour le chant féminin en général. Son univers ne se limite pas au Nordeste brésilien et sa passion s’étend à l’ensemble des musiques du monde avec une préférence pour le chant indien et arabe. Sans attache fixe, sa seule maison est la musique telle une tente où elle convierait rencontres éphémères avec celles de toujours. Des brincadeiras nordestines (terme portugais qui désigne les traditions qui mélangent musique et théâtre et où le public est avant tout acteur. On entend par là le cavalo-marinho, le samba de coco, le maracatu rural, etc) aux chants hongrois ou pakistanais, Renata Rosa ne cesse d’écouter et de chanter. Son monde, entre global et local, n’est jamais uniforme car tout est prétexte à création et re-création. Avec plus de 150 concerts en France et en Europe depuis l’année 2005, associés à trois ans de route dans les festivals et les clubs, Renata Rosa a eu le temps de peaufiner son spectacle, de souder son groupe et de se constituer un public fidèle. C’est tout naturellement qu’elle se consacre à son nouvel album. Plus que la diva du Pernambouc, Renata Rosa s’inscrit d’emblée sur l’échiquier fort disputé des belles voix des musiques du monde. Son travail marqué par son influence brésilienne transcende les particularismes. L’universalité de sa voix de femme est destinée à toucher un large public.

English version:

Renata Rosa has become one of Outro Brasil’s leading artists. A good example of the sort of working relationship based on trust that is the agency’s hallmark, Renata Rosa’s artistic work and stage performances are applauded throughout Europe. While Renata Rosa was born in São Paulo, the state of Pernambouc has become one of her main sources of inspiration. As early as her teenage years, she would visit the villages found at the mouth of the river São Francisco, learning to sing the coco samba there, a song of requests and responses, and the toré, a sort of polyphony inspired by the Indians. Later on she learnt the rural maracatú, one of the traditions of the Pernambouc carnival and the cavalo-marinho for which she became one of the few women to play the rabeca, a rural violin. Renata Rosa has made her voice into a veritable instrument enriched by every contact with the traditions of the world. The Nordeste and its amazing folklore are the pretext for modern musical innovation in which the voice takes pride of place. Clearly the voice is Renata Rosa’s preferred instrument, and female singing as a whole her particular passion. Her world is not limited to the Brazilian Nordeste and her enthusiasm embraces music from around the globe with a special penchant for Indian and Arabic singing. With no fixed abode, her only home is the music, a tent to which she invites both fleeting and long-standing encounters. Ranging from brincadeiras from the Nordeste (a Portuguese name given to traditions that involve both theatre and music and in which the spectator is above all actor. These include the cavalo-marinho, the coco samba, the rural maracatú etc.) to Hungarian or Pakistani songs, Renata Rosa never stops listening and singing. Her world, somewhere between the global and the local, is never the same, as any excuse is good for creating and re-creating. With over 50 concerts performed in France and in Europe during 2005 alone, alongside three years of touring in festivals and clubs, Renata Rosa has had time to refine her stage show, strengthen her band and build up a loyal following. It is time for her to work on her new album. Much more than the diva of Pernambouc, from the outset Renata Rosa has occupied on of the highly sought-after places amongst the most beautiful voices of world music. Her work, with its Brazilian influences, extends far beyond national distinctions. The universal nature of her voice is destined to reach a wide audience.

Fonte:

Mais informações:

http://www.renatarosa.com/

Indice = 123

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios