English
Rabeca.org
Martinho dos Santos - Biografia

Martinho dos Santos


Foto: Do blog fandangodoparana.blogspot.com

Biografia (1933)

Construtor de Rabecas e violas do Fandango. Rabequeiro, Violeiro de Fandango.

Nascido no Rio Sagrado, região de Morretes, filho de Manoel dos Santos, também construtor de rabecas. Aprendeu a fazer instrumentos observando o pai trabalhar.

Sua primeira rabeca surgiu de uma forma copiada de um violino que lhe encomendaram para conserto. Daí aprimorou a habilidade, ficando conhecido como exímio construtor de rabecas e violas. Utiliza-se de ferramentas simples, adaptando objetos caseiros e, também, inventando outros que lhe facilitam o ofício. Para calcular as medidas necessárias à confecção exata dos instrumentos, utiliza simplesmente os olhos, o que lhe propicia construir, a cada vez, um instrumento diferente do anterior. Suas rabecas são bastante apreciadas por diversos instrumentistas já consagrados e também por turistas estrangeiros. Paralelamente ao trabalho com as rabecas, Martinho trabalha em uma roça próxima à sua casa, cuidando e cortando madeira. O dono da roça lhe permite utilizar a madeira de que necessita para o trabalho com os instrumentos. Essa madeira, portanto, lhe chega sem qualquer beneficiamento. Não havendo em sua oficina, que se situa em uma parte de sua própria casa, nenhum tipo de máquina para beneficiar madeira, ele realiza o trabalho com instrumentos manuais , como o serrote, plaina, lixa, ou com outros que ele mesmo vai adaptando e inventando.

Apesar de sua habilidade, não é do trabalho com os instrumentos que Martinho tira seu sustento, pois o preço que cobra não o permite. Na verdade, a "rebeca", como ele a chama, a viola e os outros instrumentos são para ele possibilidades de contatar pessoas diferentes, ligadas ao universo da arte. Martinho se orgulha de já ter construído de 1500 a 2000 instrumentos.

Além de compor casualmente, toca viola e canta músicas do fandango em dupla com um amigo. Os dois são muitas vezes convidados para apresentações em festas folclóricas em diversas cidades próximas a Morretes.

Fonte:

Mais informações:

http://www.dicionariompb.com.br/martinho-dos-santos/biografia

Indice = 127

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios