Mbya Guarani
Foto: Ary Giordani
Rawé na opy de Araçaí (2009)
Da coluna central da parede, ao lado sul, uma pequena janela, única da edificação, e alinhados sequencialmente um rawé (antiga rabeca de confecção artesanal), dois violões (ambos também subtraídos da sexta corda) e um violino (subtraído de uma das cravelhas), mais acima o “case” destinado ao último. ... Ao cair da noite, a paisagem sonora modifica-se consideravelmente. Os silvos das aves diurnas e o trânsito de embarcações cede lugar aos sons produzidos por insetos, animais e aves noturnos, notadamente grilos, sapos e morcegos. Uma a uma, as famílias adentram a opy. Por mais de uma vez, encontrei jovens Mbya praticando melodias ao rawé e ao mbaraka nos momentos precedentes ao início das atividades.
Fonte: GIORDANI, Ary. Mbaraka: Metonímia Musical Mbya. Dissertação de mestrado, Curitiba: Universidade Federal de Paraná, 2009. p.113, 123, 124.
Mais informações:
http://www.artes.ufpr.br/mestrado/dissertacoes/2009/mbaraka.pdf
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