English
Rabeca.org
Lili da Rabeca entre outros - Encontro de Terno de Reis encerra ciclo natalino na capital catarinense

Lili da Rabeca entre outros


Encontro de Terno de Reis encerra ciclo natalino na capital catarinense (2011)

Em várias partes do Brasil, o ciclo de festejos natalinos encerra no Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro. A data marca também a chegada dos primeiros imigrantes açorianos na Ilha de Santa Catarina, em 1748, trazendo crenças e manifestações culturais e religiosas que se mantêm vivas até hoje. Uma delas é o costume de sair em grupo pelas comunidades homenageando com cantorias o dia da visita dos Reis Magos ao presépio do Menino Jesus. Para fortalecer essa tradição, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) promove nesta quinta-feira (6/01) o 14º Encontro de Terno de Reis, na Avenida Paulo Fontes, às 19h, em frente ao Terminal Integrado do Centro (Ticen).

O evento deve reunir 12 grupos folclóricos catarinenses para as cantorias dos Santos Reis. A concentração acontece, às 17h30, na Praça 15 de novembro, de onde os cantores saem rumo ao palco de apresentações. Ao final do evento, os integrantes retornam em cortejo até o presépio montando na praça, simbolizando a chegada dos Reis Magos ao local de nascimento de Jesus Cristo, e encerrando o ciclo natalino com a canção ‘Noite Feliz’ (Joseph Mohr e Franz Gruber).

Simbologia numérica

Formado em média por três a oito pessoas, trajadas com roupas coloridas, os Ternos de Reis são integrados tradicionalmente por cantadores e instrumentistas que improvisam versos e trovas alusivos aos três Reis Magos e ao nascimento de Jesus. A tradição do folguedo religioso está curiosamente associada ao número três, por isso, o nome Terno de Reis.

Três foram os Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) que seguiram a Estrela Guia até Belém em busca do filho de Deus. Eles levavam três presentes: ouro, incenso e mirra – que simbolizam as três dimensões atribuídas a Jesus Cristo (realeza, divindade e humanidade). A apresentação dos grupos também é feita em três partes: chegada, anúncio e despedida.

A composição dos Ternos de Reis normalmente abrange um trio: o triplo ou tripa (que canta fino, de falsete), o repentista ou versador (que faz os versos de improviso) e o baixão (cantor solo, que faz a segunda voz). Além disso, três são os instrumentos que se destacam nas cantorias: a viola, a rabeca e o pandeiro. Atualmente, algumas comunidades apresentam-se com grupos maiores, geralmente familiares, incluindo o acordeon nas apresentações.

Folia de fé

Introduzida no Brasil por colonizadores portugueses, a Folia de Reis ou Terno de Reis é uma manifestação religiosa que se popularizou nos povoamentos do litoral em comemorações do ciclo natalino. De 23 de dezembro a 6 de janeiro, os grupos visitam as casas, fazendo apresentações e recolhendo donativos para novenas em louvor ao Menino Jesus. A prática alude ao dia em que, supostamente, os três Reis Magos, guiados por uma estrela, e depois de uma longa viagem, encontraram aquele que consideravam o Messias. Depois da revelação retornaram às tribos para anunciar a descoberta a todas as nações.

Tradicionalmente entre os cristãos, a partir da data consagrada aos Reis Magos, as famílias já podem desmontar o presépio e retirar a decoração natalina das casas porque está encerrado o tempo da expectativa em torno do nascimento do Salvador, marcado pelo Natal, e tendo início os ciclos de fé e devoção.

Programação

O quê: 14º Encontro de Terno de Reis
Quando: 6 de janeiro (quinta-feira)
Onde: em frente ao Ticen /Avenida Paulo Fontes – Centro (19h)
Quanto: gratuito

Participantes

· Terno de Reis do Lili da Rabeca (Saco dos Limões)
· Grupo Estrela da Alegria (Saco dos Limões)
· Grupo EIRA (Pantanal)
· Grupo Família Fielsons(Trindade)
· Terno de Reis da Associação do Bairro Itacorubi (Itacorubi)
· Grupo Serenata de Natal (Campeche)
· Grupo de Terno de Reis do Pântano do Sul (Pântano do Sul)
· Grupo Caeira do Ribeirão (Ribeirão da Ilha)
· Grupo Amor e União (Ribeirão da Ilha)
· Grupo de Reisado de Barreiros (São José)
· Grupo de Terno de Reis da Barra do Aririú (Palhoça)
· Grupo de Terno de Reis Família Dias (Blumenau)

Fonte:

Mais informações:

http://mercadopublicofloripasc.blogspot.com.br/2011/01/encontro-de-terno-de-reis-encerra-ciclo.html

Indice = 343

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios