Manuel Ferreira Damião
Foto: José Alberto Sardinha (2005)
Tocador de Rabeca e Violino (2011)
Manuel Ferreira Damião foi tocador de rabeca e violino na freguesia de Viariz, concelho de Baião. (cf. Anexo 14 imagem 8) Terá nascido em 1926 visto que em 2005 tinha 79 anos. Tocava numa chula da freguesia de Viariz e ainda numa Tuna (Sardinha 2005, 62). Segundo António Freitas Magalhães, presidente da Junta de freguesia de Viariz, Manuel Damião era mais conhecido como violinista. Manuel Damião terá aprendido violino com um padre e foi professor deste instrumento na sua freguesia. O seu filho e neto também aprenderam violino (entr. Magalhães 2011). A rabeca deste tocador foi comprada a João Ribeiro, outro tocador, de quem se desconhecem mais dados pessoais:
“Quem lhes [músicos da Tuna de Viariz, Baião] ensinava as contradanças era um velhote, João Ribeiro, tocador de ‘rabeca de chula’. Manuel Damião conta a história da compra da rabeca de chula a esse velhote: ‘A rabeca comprei-a a um vizinho meu, que era padrinho da minha mulher, o João Ribeiro, que naquele tempo era tocador da rabeca de chula. Já morreu há mais de sessenta anos. Ele era dono de uma chulada, tinha uma rabeca, uma viola, bombo e ferros. Que, no tempo dele, não havia violões. Só violas.” (Sardinha 2005, 290)
Fonte: SILVA, Maria Emiliana. A rabeca chuleira: etnografias, contextos e tocadores. Dissertação de mestrado, Aveiro: Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, p. 28, 163. 2011.
Mais informações:
http://ria.ua.pt/handle/10773/7560
Indice = 364
Deixar Comentário
ERROR: permission denied for table comentarios