English
Rabeca.org
Biu da Rabeca - Artistas de Itabaiana

Biu da Rabeca


Foto: Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

Artistas de Itabaiana (2010)

Severino Clementino do Nascimento, Biu da Rabeca, nasceu em 07 de janeiro de 1913 em Itabaiana (PB). Faleceu em 07 de setembro de 1998 na mesma cidade.

Acometido de um acidente vascular cerebral, passou sete anos em uma cama, recebendo ajuda e visita de poucos amigos, entre eles Ivanildo do Violão, um músico do Recife que, depois da morte de Biu, comprou sua rabeca. Outros amigos de arte e de vida: Zé do Pandeiro e Biu da Sanfona, com os quais Biu da Rabeca tocou muitas noitadas de bois de reis, cavalos marinhos, lapinhas e bailes populares em Itabaiana.

Biu da Rabeca foi um dos maiores músicos populares desta cidade. Seus filhos e netos continuam a dinastia de músicos. O filho Raminho toca cavaquinho, José é pandeirista. Os netos e bisnetos formam a Orquestra Severino Clementino, com Sidney (neto) no trombone, Saulo no trompete e Severino Wellington no sax. O bisneto de Biu da Rabeca, Wellington Júnior, tem 16 anos e também é saxofonista.

A neta Sueli Joventina é animadora de um grupo de danças regionais, as “Meninas do Rio”, trabalhando com crianças que vivem em risco social. O título do grupo de bailarinas vem do hábito de ensaiar às margens do rio Paraíba, por não ter local adequado. Agora, com o Ponto de Cultura, as meninas bailarinas já têm um espaço.

Biu da Rabeca era artesão, fazia cordas e bolsas de agave em um maquinário rudimentar que funcionava no seu terreiro, na beira da linha do trem. À noite, Biu improvisava bailes na sua sala, tocando com amigos e parentes.

Biu da Rabeca foi um mestre popular que muito honra Itabaiana. Deve ser destacado no rol dos grandes artistas da terra de Sivuca.

Fonte:

Mais informações:

http://pccn.wordpress.com/2010/01/23/artistas-de-itabaiana-biu-da-rabeca-2/

Indice = 375

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios