English
Rabeca.org
Cláudio Rabeca - Luz do Baião

Cláudio Rabeca


Luz do Baião (2009)

Gravação: Música

Potiguar radicado em Recife, cresceu vivenciando de perto os costumes musicais da tradição sertaneja do Rio Grande do Norte, como o forró Pé-de-Serra, e encontrou na cultura pernambucana a essência para desenvolver seus trabalhos musicais e artísticos. Músico profissional desde 1999, canta e toca instrumentos de cordas como Rabeca, Viola de 10 cordas, Violão e Guitarra. Em 2009 gravou seu primeiro CD solo, disco intitulado "Luz do Baião", com canções autorais que evidenciam o instrumento que adotou em seu sobrenome artístico. O disco foi Lançado em Maio de 2010, posteriormente, Cláudio participou ativamente do São João do Recife e em Julho fez show no 20º Festival de Inverno de Garanhuns. Com arranjos de Bozó 7 cordas e uma banda composta com grandes músicos do Recife, "Luz do Baião" contem 09 composições de Cláudio Rabeca, juntamente com parceiros de Recife, uma regravação da música "Rei Bantu" de Luiz Gonzaga e Zé Dantas e ainda uma música do Mestre de Coco Zé de Teté e outra de Nilton Jr. e Tiné. Neste disco a Rabeca conversa com a Sanfona, o violão de 7 cordas, o Clarinete e a Flauta Transversal, além de servir de base para a voz.

Desde 2002, é batuqueiro do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e desde 2004 é rabequeiro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro do Mestre Biu Alexandre da cidade de Condado (PE).

Cantor, compositor e rabequeiro do grupo Quarteto Olinda desde 2005, Cláudio Rabeca é uma artista que vem se destacando no cenário da música pernambucana. O Quarteto Olinda teve seu CD lançado em 2009, desde então a banda tem tocado por todo o brasil, com shows principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte. A banda foi selecionada para a Feira Música Brasil 2010 e o projeto Caixa Cultural 2011.

Desenvolve trabalhos com grupos de dança e da cultura popular, compõe trilhas sonoras e participou da gravação de DVD's e CD's em parceria com artistas nacionais e internacionais. Participou da Montagem e criação da trilha do Espetáculo de Dança "DE BARRO E PALHA", com Direção da Bailarina Maria Acselrad, apartir do Prêmio Klaus Vianna 2009. em 2010, juntamente com o músico Publius Lentulus, compos a trilha do espetáculo "Travessia" do Grupo Grial de Dança.

Em 2005, Cláudio Rabeca participou como finalista do "2º Prêmio Syngenta de música instrumental de Viola", festival de alcance nacional, onde defendeu a música "Cobra de Resguardo" de sua autoria no Teatro Alfa em São Paulo.

Toda a riqueza histórica e sonora da Rabeca fez com que Cláudio se aproximasse deste instrumento ímpar, trazendo à tona sua ligação com a terra, com o rústico e a alma do povo nordestino.

Assim, o artista assume a necessidade de preservar culturalmente a Rabeca e propõe ampliar suas possibilidades de uso.

Contatos:
claudiorabeca@ig.com.br

Mais informações:

http://www.myspace.com/claudiorabeca

Indice = 63

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios