Tweetar

Filpo Ribeiro


Foto: Germania Heibe

Biografia (2011)

Filpo Ribeiro teve seu primeiro contato com a Rabeca ainda criança, em uma Reiada (Folia de Reis) na Ilha do Cardoso em Cananéia, litoral paulista.

Nascido na capital de São Paulo, desde cedo convive com as manifestações culturais dessa região como o Fandango Caiçara, a Romaria do Divino Espírito Santo e a própria Reiada.

Seu aprendizado de Rabeca veio junto com a criação do grupo Jovens Fandangueiros do Itacuruçá (Ilha do Cardoso) no início de 2000, ouvindo e observando os rabequeiros mais velhos. A partir daí passa seguidos meses tocando em bailes de Fandango da região. Mais tarde o grupo é convidado para se apresentar em vários eventos na capital e interior do Estado.

Mais tarde, em São Paulo começa a participar de vários trabalhos, de diferentes linguagens. Durante dois anos trabalhou junto ao grupo Paranapanema inserindo a rabeca no samba paulista, congadas, batuques de umbigada e sambas da velha-guarda paulistana. Com o grupo Guarará participou do projeto “Guarará é Batido com a Mão!”, aprovado pelo PAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura. Com os Jovens Fandangueiros do Itacuruçá participa do CD e do livro “Museu Vivo do Fandango”. O lançamento foi realizado em julho 2006 no “Encontro de Fandango e Cultura Caiçara” na cidade de Guaraqueçaba - PR.

Acompanha em shows e gravações o cantor e compositor capixaba Jonathan Silva e a banda Maria Preá, gravando respectivamente os discos “Benedito” e “Avesso”, o último com a direção musical de André Magalhães do grupo A Barca. Em 2008 participou do terceiro CD da banda pernambucana Comadre Fulozinha e gravou o CD “O Alumioso” do violonista, violoncelista e rabequeiro Di Freitas (Juazeiro do Norte/CE), sob direção musical de Lincoln Antônio.

É integrante e fundador do grupo Pé de Mulambo, cujo trabalho reúne composições próprias e temas tradicionais relacionados ao universo da Rabeca Brasileira e da Viola Caipira

Atualmente cursa Bacharelado em Violão Popular na Faculdade de Artes Alcântara Machado – FAAM.

Discografia

Museu Vivo do Fandango – Coletânea / 2006
Benedito – Jonathan Silva / 2007
O Alumioso – Di Freitas / 2008
Vou Voltar Andando – Comadre Fulozinha / 2008

Contato

Email: filpo_ribeiro@yahoo.com.br
Site: www.myspace.com/filporibeiro

Indice = 242

Deixar Comentário



ERROR: permission denied for table comentarios